- 11 4735-3178
- 11 94488-0555
- @otorrino.sandromuniz
Problemas de garganta frequentes e amígdalas aumentadas?
Descubra como tratar
São tecidos linfóides localizadas nas paredes laterais internas da garganta e crescem até os 5 ou 6 anos de idade. Se as amígdalas sofrerem inflamações frequentes podem levar ao aumento do tamanho, denominada de hipertrofia amigdaliana.
A inflamação das amígdalas ou infecções frequentes não apenas resultam em pequenos ‘buracos’ nas amígdalas, mas também criam aberturas que podem permitir a entrada de novas infecções.
Além disso, existe a possibilidade de que isso leve à formação de ‘caseum’ ou ‘caseo’, que são restos de alimentos que se acumulam e fermentam nos mencionados pequenos buracos das amígdalas, levando à ocorrência de mau hálito.
Embora seja mais comum em crianças, essa condição também pode afetar adultos. Nos casos de adultos, a formação de ‘caseo’ é mais frequentemente observada.
Os principais sintomas da hipertrofia das amígdalas incluem experimentar frequentemente dor de garganta e infecções recorrentes, as quais podem vir acompanhadas de febre. Os pacientes frequentemente necessitam de antibióticos.
Além disso, é possível manifestar dificuldade para respirar, engolir, sensação de garganta arranhando, fadiga e mau hálito. Nestas situações, é observável o inchaço, vermelhidão ou presença de pontos de pus nas amígdalas.
Muitos casos são tratados com medicamentos. Porém, nos casos mais graves, a cirurgia para remoção das amígdalas (amigdalectomia) é a opção mais viável.
O procedimento cirúrgico é preciso e seguro, com o uso de termo-cautérios que auxiliam na remoção suave e no controle do sangramento.
Além da hipertrofia, a cirurgia de amígdalas também é indicada nos casos de amigdalites recorrentes, infecções graves, abscessos amigdalianos ou mau hálito causado pelo acúmulo de restos alimentares nas amígdalas.
Sou especialista em cirurgia de amígdalas em Mogi das Cruzes e Tatuapé, em São Paulo, com atendimento personalizado e humanizado.
Há mais de 20 anos realizo cirurgias para remoção de amígdalas com o máximo de segurança, conforto e com acompanhamento até a recuperação total.
Agende uma consulta e proporcione ao seu filho uma vida sem dor de garganta.
2022 – Todos os direitos reservados @ Otorrino Sandro Muniz
Desenvolvido por S3 Studio de Comunicação