As amígdalas são estruturas localizadas nas extremidades entre o céu da boca e a língua. Sua função é de proteger a garganta contra a invasão de microrganismos. Por ficarem expostas a passagem de ar, comidas, bebidas e tudo o que se leva à boca, as amígdalas acabam se tornando alvo de vírus e bactérias.
Para combatê-los, o corpo aciona um processo inflamatório inchando as estruturas e, nos quadros bacterianos, podem ficar até com pus.
Sinais e sintomas:
-Febre
-Irritação na garganta
-Rouquidão
-Dificuldade para engolir
-Mau hálito
-Dor de cabeça
-Pus nas amígdalas
Prevenção
Medidas de higiene, como: lavar as mãos com frequência e não compartilhar talheres e copos com outras pessoas.
Além disso: não inalar fumaça de cigarro, evitar mudanças bruscas de temperatura e lugares fechados com muitas pessoas, especialmente durante o inverno.
Tratamento
Na amigdalite viral, são ministrados anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas e, principalmente, o incômodo. Se a doença for causada por bactéria, entram em ação antibióticos com doses contínuas. No entanto, o diagnóstico e a prescrição devem ser feitos por um médico! Caso a recorrência da infecção das amígdalas sejam altas, o otorrinolaringologista deve ser acionado. Em alguns casos é necessária a remoção cirúrgica das amígdalas, mas cada caso deve ser analisado individualmente.
Todo o diagnóstico e recomendação do tratamento deve ser feito por um especialista. Não deixe de consultar o seu médico e não se automedique!